Quem somos


Eunice Gabi nasceu em Piracicaba (SP), em 12/05/1905. Ainda criança, órfã de mãe, foi morar com a tia em Livramento, divisa do Brasil com o Uruguai. Sua tia prestava assistência a um núcleo de leprosos, nas imediações de Livramento. Nesta cidade tornou-se grande amiga de uma linda jovem que se chamava Rosa. Um dia espalhou-se pela cidade a notícia de que Rosa havia se suicidado, suas roupas foram encontradas à margem do Rio.
O tempo rolou e Eunice agora, já graduada em Serviço Social, foi mais uma vez acompanhar a tia na entrega de doações aos leprosos na passagem do natal. Divisou ente eles lindos olhos azuis como os de Rosa, em rosto semicoberto e diz “Você é Rosa”?
A amiga revela-lhe haver simulado suicídio para não “envergonhar” nem “macular” sua família com o “estigma da lepra”. No sentimento de Eunice vibrou o desejo de trabalhar para minimizar a dor dos que como Rosa e sua família.
Contemplada com uma bolsa de estudos, na área de jornalismo, foi para os Estados Unidos.
Retornando ao Brasil casou-se com o Dr. Anderson Weaver e sua viagem, após o casamento, foi fazer um cruzeiro pelo mundo porque seu marido era catedrático e realizava aquela viagem, com seus alunos, com o objetivo de pesquisa científica.
Por onde passava, e o navio ancorava, ela visitou nos vários países, os núcleos de leprosos, para estudar e aprender sobre a lepra e suas conseqüências nos campos bio/psíquico/social, porque a chama de seu ideal estava acesa.
Eunice Weaver era graduada em Serviços Sociais, tinha curso de jornalismo no Estados Unidos. Acalentava o desejo de trabalhar para minimizar a dor daqueles que carregavam o estigma da “lepra”.
Quando voltou ao Brasil, já pelo ano de 1949, pediu apoio ao então Presidente Getúlio Vargas.
O resultado de seu trabalho permaneceu e consiste na existência da Federação das Sociedades Eunice Weaver e de suas Federadas.
É neste contexto histórico que esta inserida a Sociedade Eunice Weaver de Uberlândia, foi fundada em 20 de setembro de 1948. Ganhou personalidade jurídica em 8 de maio de 1959, com seu registro no Cartório de títulos e documentos, em Uberlândia, sob o numero 104, livro A, numero 01(hum) folhas 133.
É uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, com sede na rua Quintino Bocaiúva, 2970 – bairro Lagoinha. Declarada de utilidade publica municipal, Lei 5015 de 01/12/1989, com inscrição estadual no CNPJ sob numero 18432849/0001-8. Criada com o objetivo de promover e integrar os pacientes acometidos por hanseníase e seus respectivos dependentes, para convívio social.
Para consecução dos objetivos de integração, a Sociedade desenvolve suas atividades com o objetivo de amparar, promover e integrar os portadores de hanseníase e seus familiares no meio social. Porque embora a hanseníase hoje, como doença física, tenha cura, o preconceito e o estigma ainda permanecem vivos e fortes na sociedade “sadia.”
Para consecução de seus objetivos a Entidade desenvolve várias ações não só para os pacientes da hanseníase e seus familiares, mas também, para a comunidade carente do Bairro Lagoinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário